Formação Básica – Literatura, Linguagem e Imaginário

A Formação Básica é um programa de aulas, reuniões e estudos planejado pelo núcleo de professores do Instituto Borborema. O primeiro ano da Formação é composto por 10 aulas, 10 reuniões do Clube do Livro e 3 cursos presenciais, ministrados pelos professores Caio Perozzo, Mateus Mota Lima, Rafael Falcón, Francisco Escorsim e Jota Borgonhoni. De fevereiro a dezembro, nossos alunos terão acesso a um conteúdo formulado por alguns dos melhores professores da área no Brasil, e poderão também desfrutar de algumas facilidades técnicas que irão auxiliá-los nos seus estudos.

Banner Inst

Baseada no método clássico de ensino, nas circunstâncias que nos circundam e no estudo sério de alguns bons professores, a Formação Básica do IB é uma plataforma acessível a todos aqueles que estiverem dispostos a reformar sua formação pessoal, a dar o primeiro passo rumo à verdadeira independência. Para isso, não existem fórmulas mágicas; é necessário que o aluno tenha sincero desejo de aprender, persistência para um estudo contínuo e compreensão de que sem uma base intelectual sólida, toda atividade humana acaba prejudicada.

Especificações técnicas

Início: 19 de fevereiro de 2018

Tempo médio de duração: 10 meses

Local: Sede do Instituto Borborema (Campina Grande-PB, bairro da Palmeira)

Vagas: 40 (quarenta)

Clube do Livro: cada aluno terá direito a 10 reuniões de análise e discussão das obras selecionadas pelos nossos professores.

Serão dois clubes: 1) “Nelson Rodrigues, Dostoiévski e Tolstói – Aspectos comportamentais do brasileiro e a psicologia do subsolo” ; 2) “José Lins do Rêgo e Graciliano Ramos – Aspectos antropológicos e históricos do Nordeste Brasileiro”.

Ps.: o aluno participará de apenas 1 dos 2 clubes disponíveis. Essa definição será feita de acordo com a ordem de pagamento, ou seja, os alunos que confirmarem o pagamento primeiro terão prioridade na escolha do clube.

10 aulas: essas aulas acontecerão ao longo ano, concomitantemente às reuniões do Clube do Livro. Ministradas pelos professores Mateus Mota Lima e Caio Perozzo, elas estarão disponíveis a todos os alunos da Formação.

3 Cursos: cursos ministrados pelos professores convidados Rafael Falcón, Francisco Escorsim e Jota Borgonhoni.

Ps.: cada curso terá o total de 3 aulas.

Suporte Online: será disponibilizado em nosso site um fórum online onde o aluno poderá assistir aos vídeos de análise de todas as obras do Clube do Livro (disponibilizados por 15 dias após a reunião correspondente), discutir as obras e tirar suas dúvidas com os professores do IB.

GARANTA SUA VAGA!

PACOTE -> 10 aulas + 10 reuniões do Clube do Livro + 3 cursos com os professores Rafael Falcón, Francisco Escorsim e Jota Borgonhoni

Formas de pagamento:

10x (sem juros) de 75 reais no cartão de crédito -> http://pag.ae/bmrymFg

ou

à vista (com desconto) -> 700 reais via depósito na conta do IB + envio do comprovante de pagamento para o e-mail institutoborborema@gmail.com

* Conta Corrente do IB  -> Banco do Brasil  / Agência: 1634-9 / Conta: 35774-X

 

Resumo do Conteúdo

CLUBE DO LIVRO I

“Nelson Rodrigues, Dostoiévski e Tolstói – Aspectos comportamentais do brasileiro e a psicologia do subsolo”

Professor: Caio Perozzo -> professor do Instituto Borborema

Apresentação:                                  

Pode-se estranhar o fato de um programa de estudos a partir de literatos apresentar-se com a denominação de “Formação Básica”. Porém, é exatamente a partir da leitura de obras literárias que se possibilita o acesso primário ao quase infindável conjunto de experiências humanas o qual nos mostra, com singular clareza, tanto as mais excelsas virtudes quanto os vícios mais vis, ofertando-nos, enfim, a possibilidade de lapidarmos nossas personalidades: absorver o melhor fornecido pela cultura, expurgar o pior já existente em nós. Em outras palavras, o processo de formação individual deve começar pela literatura.

Para tanto, nossa proposta é estudar, primordialmente, a obra de Nelson Rodrigues, autor cujo registro literário contém diversas experiências trágicas e humorísticas sobre o modo de vida do brasileiro: suas peças, contos, crônicas e romances demonstram as razões das atuais querelas matrimoniais e desarranjos familiares; ilustram como costumamos ser levados a uma crise existencial por não sabermos lidar com o sofrimento e com a desordem das paixões; servem enquanto documentação histórica sobre como as raízes de muitas de nossas mazelas morais e políticas estão nos acontecimentos da década de 70, etc.

Além de toda a ampliação do imaginário acerca do Brasil e da experiência de ser brasileiro, é fundamental, também, o contato com o bom uso de nossa língua. Nelson Rodrigues soube utilizar o português ao ponto de ter alcançado um estilo personalíssimo; uma voz própria, cujo testemunho nos certifica de que para bem desenvolver as faculdades do espírito, devemos começar por dominar a interpretação de textos e a expressão linguística.

Obras:

Nelson Rodrigues

Teatro

1) “A mulher sem pecado”;
2) “Vestido de noiva”;
3) “Álbum de família”;
4) “Perdoa-me por me traíres”;
5)  Viúva, porém honesta;
6) “O beijo no asfalto”;
7) “Bonitinha, mas ordinária”;
8) “Toda nudez será castigada”.

Folhetim, romance e contos selecionados.
1) “A Mentira”;
2) “O Casamento”;
3) “A vida como ela é…” (contos selecionados).

Crônicas

1) “Memórias: a menina sem estrela.

2) “O Óbvio Ululante” (crônicas selecionadas);

3) “A Cabra Vadia” (crônicas selecionadas);
4) “O Reacionário” (crônicas selecionadas).

Liev Tolstói
1) “A morte de Ivan Ilitch”.

Fiódor Dostoiévski

1) “A Dócil”;

2) “Memórias do subsolo”.

CLUBE DO LIVRO II

José Lins do Rêgo e Graciliano Ramos – Aspectos antropológicos e históricos do Nordeste Brasileiro

Professor: Mateus Mota Lima -> professor e presidente no Instituto Borborema.

Apresentação: 
Obras: 
José Lins do Rêgo
1) “Menino de engenho”;
2) “Doidinho”;
3) “Banguê”;
4) “O Moleque Ricardo”;
5) “Usina”;
6) “Fogo morto”;
7) “Pedra bonita”;
8) “Cangaceiros”.
Graciliano Ramos
1) “Vidas secas”;
2) “São Bernardo”.

AULAS


Professores: Mateus Mota Lima e Caio Perozzo

10 aulas:

Aula 01 – Os problemas em nossa formação intelectual: aspectos mais aparentes e a situação do sistema “educacional”

Aula 02 — Os problemas em nossa formação intelectual: aspectos mais sutis e problemas morais

Aula 03 – Educação e “educação”: como sempre foi a educação e o que hoje chamamos por esse nome

Aula 04 – Educação literária e educação moral: o que são e como se iniciam

Aula 05 – Educação literária: aspectos práticos

Aula 06 -> Leitura de poesia – Parte I

Aula 07 -> Leitura de poesia – Parte II

Aula 08 -> Educação literária: exercícios

Aula 09 -> Leitura de teatro

Aula 10 -> Educação literária: pesquisa adjacente e imitação de estilo

 Oficina de Formação do Imaginário e Leitura de Prosa

F Escorsim

Professor: FRANCISCO ESCORSIM -> Professor autônomo de português, literatura, redação e educação da imaginação, tema sobre o qual profere conferências e cursos. É também colunista do jornal Gazeta do Povo e do site Homem Eterno. Co-fundador do projeto Os Náufragos (osnaufragos.com.br).

Resumo:

A oficina realizada pelo professor Francisco Escorsim tem como objetivo principal fazer com que as pessoas – independente de serem familiarizadas, ou não, com a literatura – tomem conhecimento do que é o imaginário, bem como da importância de bem nutri-lo.

Para que se saiba, na prática, no que consiste o processo de educação da imaginação, serão lidos e analisados contos escolhidos pelo próprio professor, que também ministrará uma aula explicativa acerca das particularidades do procedimento imaginativo quando o leitor estiver diante de uma prosa de maior volume, como novelas e romances.

Desafios da Vida Moderna

DSC_0082

Professor: JOTA BORGONHONI -> Jota Borgonhoni é psicólogo clínico (CRP 08/17582) e professor em Curitiba-PR. É também fundador e professor do projeto Os Náufragos (http://osnaufragos.com.br/).
Temas: 

  1. Gerenciamento Afetivo;
  2. Os Quatro Amores;
  3. Maturidade e Ritos de Passagem: a linha de sombra;
  4. A Formação do Eu;
  5. A Batalha da Vida Adulta;
  6. Sentido da Vida.
Referências: Viktor Frankl, obra completa / Georges Simenon, “Ainda Restam Aveleiras” / Louis Lavelle, “Erro de Narciso” / Olavo de Carvalho, COF / Igor Caruso / Paul Diel, “La Psicologia de la Motivacion” / Olavo de Carvalho, “O Que é Psique” / Carl Gustav Jung – vários conceitos /Joseph Conrad, “A Linha de Sombra” / C.S. Lewis, “Os Quatro Amores” /  Maurice Pradines, “Tratado de Psicologia” / Paul Eckman, “Linguagem das Emoções”.

 

Oficina de Crítica Literária

Rafael Falcón 2

Professor: RAFAEL FALCÓN -> professor e pesquisador independente que por meio de cursos e publicações vem pondo em prática um projeto pedagógico cuja inspiração vem dos educadores clássicos e medievais.

Resumo:

A crítica literária apresenta grandes dificuldades para o ensino sistemático, por tratar-se de uma disciplina substancialmente dependente do desenvolvimento de uma faculdade intelectual — o que, em língua portuguesa, convencionou-se chamar “gosto”. Ora, o gosto — como toda habilidade artística, no sentido clássico do termo — se desenvolve melhor num esforço consciente supervisionado por um instrutor experimentado. O objetivo da oficina é mostrar na prática aos alunos o que está envolvido no processo de juízo literário, colocando-os na posição de julgar peças anônimas de literatura, e conduzindo-os através das exigências e perplexidades da análise.

GARANTA SUA VAGA!

PACOTE -> 10 aulas + 10 reuniões do Clube do Livro + 3 cursos com os professores Rafael Falcón, Francisco Escorsim e Jota Borgonhoni

Formas de pagamento:

10x (sem juros) de 75 reais no cartão de crédito -> http://pag.ae/bmrymFg

ou

à vista (com desconto) -> 700 reais via depósito na conta do IB + envio do comprovante de pagamento para o e-mail institutoborborema@gmail.com

* Conta Corrente do IB -> Banco do Brasil / Agência: 1634-9 / Conta: 35774-X