Estão abertas as vagas para mais um curso presencial de música na sede do Instituto Borborema! Convidamos o professor João Valter Ferreira a formatar um curso com poucas aulas, rico em conteúdo e acessível para todas as pessoas. Para participar do curso é necessário apenas vontade de aprender e a confirmação da inscrição (o aluno não precisa ter quaisquer conhecimentos técnicos prévios). Confira abaixo todos os detalhes sobre o curso:
APRESENTAÇÃO
Ao contrário daquilo que possa parecer frente ao dramático contexto cultural no qual vivemos atualmente, a Música, mais que um mero entretenimento é uma forma de expressão do conhecimento e da experiência humana na História e na Cultura dos diversos povos. Sendo assim, as obras musicais trazem dentro de si, invariavelmente, concepções, idéias, mensagens… objetos intelectuais que são constantemente decodificados pela inteligência humana e que, muitas vezes, exercem influência nos mais diversos aspectos de nossa vida sem que nos apercebamos.
De fato, nós nos acostumamos a ter responsabilidade, por exemplo, a respeito daquilo que ingerimos em nossa alimentação, sempre atentando para o fato de que nem sempre o alimento mais saboroso é o mais nutritivo… e que, muitas vezes, as comidas fáceis e instantâneas mais cedo ou mais tarde cobrarão seu preço, causando grande mal ao organismo e até mesmo risco de vida!
E ao contrário daquilo que observamos com relação ao nosso paladar, infelizmente o cuidado em refletir a respeito das sonoridades que nos entram pelos ouvidos – e que rapidamente produzirão reflexos diversos em nossa mente e em nosso espírito – é algo quase que absolutamente ignorado em nossos dias!
O hábito de escutar e apreciar atentamente as obras musicais e de procurar entender tudo o que nelas está acontecendo, num esforço por discernir com consciência e sinceridade a essência de suas proposições, não é uma experiência corrente no tempo em que vivemos, de maneira que muitas pessoas comumente se conformam com uma vivência musical totalmente constituída por escolhas conduzidas por terceiros, ou seja: furtam-se ao direito de escolher, livre e conscientemente, a trilha sonora de sua própria vida!
O caminho para a solução desse problema passa por grandes e pequenas modificações de escolhas cotidianas. Uma seleção mais atenta das canções em suas playlists, o reencontro com melodias tradicionais de sua própria cultura e o contato com obras que tenham se consagrado, ao longo da História, como patrimônio da criação humana são exemplos de novos hábitos que poderão, dentro de não muito tempo, mudar totalmente seu relacionamento com a Arte Musical.
Desse modo, a proposta desse Curso consiste em um dos possíveis recortes para essa mudança de relacionamento com a musicalidade em sua vida: trilharemos um caminho de experiência rica e aprofundada com os principais elementos da linguagem musical ocidental, tendo como foco a leitura de partituras, o reconhecimento das formas musicais, a compreensão dos caminhos de orquestração e a apreciação de diversas obras do repertório erudito ocidental.
Os alunos não precisam ter quaisquer conhecimentos técnico-musicais prévios e as aulas serão dinâmicas e interativas, fazendo uso de recursos diversos na busca por uma legítima vivência musical coletiva que, certamente, pode vir a ser o início de uma das mais importantes transformações intelectuais de suas vidas!
Início: 03 de abril
Horário: 19:30
Local: Sede do Instituto Borborema (Rua José Lins do Rêgo, 679, Palmeira)
7 Aulas (sempre às quartas-feiras)
+
1 Concerto Didático
-> GARANTA SUA VAGA! <-
Parcelado -> 2x de R$ 68,00 ->via PagSeguro –> http://pag.ae/7UKQfrycG
ou
À vista (com desconto) -> R$ 120,00 via depósito na conta do IB + envio do comprovante de pagamento
* Conta Corrente do IB -> Banco do Brasil / Agência: 1634-9 / Conta: 35774-X
SOBRE O PROFESSOR
JOÃO VALTER FERREIRA FILHO
Doutorando em Música pela UFPB. Mestre em Educação (História da Ed. Musical) pela Universidade Federal do Piauí, possui pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Musical e Licenciatura em Educação Artística (Hab. Música), pela mesma Universidade.
Foi professor de diversas disciplinas na Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí e no Curso Técnico de Música do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Foi professor de Canto Gregoriano e Música nos Bacharelados em Filosofia e Teologia do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí e Regente Titular da Schola Cantorum do Seminário Maior, como também do Coro do Mosteiro Carmelita de Teresina e do Coral da Catedral Metropolitana de Teresina.
Foi Coordenador Pedagógico do Projeto de Educação Musical Ponte EntreCantos (São Paulo/SP 2014-2015) e tem assessorado diversos projetos de Educação Musical em São Paulo e na Paraíba.
Atualmente é professor efetivo dos Cursos Superiores de Música (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Campina Grande, onde, além de lecionar diversas disciplinas, atua como Regente de Coro e Coordenador Acadêmico da Licenciatura em Música.