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Prof. Rômulo Cyríaco
5 Aulas
Curso exclusivo para assinantes da Formação Clássica do IB

Você com certeza é impactado pelo cinema atual.

Boa parte dos filmes e séries que você assiste causam mudanças na sua visão de mundo, afetam suas emoções e moldam seu comportamento.

O modelo de cinema que predomina culturalmente nas últimas décadas é o cinema hollywoodiano, cujas obras geralmente podem ser classificadas como propaganda, manipulação psicológica ou entretenimento de baixíssima qualidade.

Diante desse cenário, você precisa conhecer uma filmografia que faça jus ao que chamamos de sétima arte:

filmes que têm como objetivo principal representar elementos da realidade e enriquecer o seu imaginário.

Para te ajudar nesta missão, convidamos o professor Rômulo Cyríaco a disponibilizar em nosso site o seu curso online denominado “As raízes católicas e fenomenológicas do cinema moderno”.

Este curso lhe ajudará a ampliar seus horizontes cinematográficos, trazendo não apenas uma sugestão de filmografia de melhor qualidade, mas sobretudo possibilitando uma melhor compreensão do cinema enquanto arte.

Confira abaixo um resumo das 05 aulas:

  • Trajetória profissional do professor e relato de conversão.
  • Panorama geral da pesquisa: o que é afirmado desde o título.
  • O que é o cinema moderno?
  • Definição lógica e distintiva.
  • Causa eficiente do cinema moderno: os trabalhos de Roberto Rossellini, Robert Bresson e André Bazin.
  • O neorrealismo italiano. A primazia de Rossellini como fundador do cinema moderno.
  • O aporte de Bresson e sua co-primazia como fundador do cinema moderno.
  • O aporte fundador e a primazia de André Bazin na gênese teórica do cinema moderno.
O catolicismo em Rossellini.
Causa formal ou essencial do cinema moderno: a primazia da ética sobre a estética na gênese dessa abordagem cinematográfica.
Rossellini e a criação de uma forma católica de filmar, contemplar e abordar o real.
O catolicismo em Bresson.
O catolicismo em André Bazin.
Rossellini, Bresson & Bazin: Almas complementares.
A fórmula genética do cinema moderno.
A indissociabilidade entre Ética, Metafísica e Estética.
Postura de humildade e ascese estilística.
Definição descritiva do cinema moderno: os procedimentos estilísticos próprios a essa abordagem.
Cinema moderno & fenomenologia: Epoché e recusa da análise.
Primado da contemplação.
Recusa do subjetivismo.
Recusa do objetivismo. Contemplação amorosa.
Abordagem personalista.
Conexões fáticas e conhecimento por presença.
Fenomenologia & catolicismo.
A revelação do invisível na face visível do mundo, do espiritual no corpóreo, do eterno no temporal.
Santo Agostinho. O cinema moderno como agostiniano.
São Francisco. O cinema moderno como franciscano. Itinerário da mente para Deus. O cinema moderno como boaventuriano.
Ascese estilística: pré-condição para a conversão do olhar e a revelação.
São João da Cruz: a Noite Escura do Estilo que precede a revelação e o milagre estético.
Da Ciência dos Homens à Ciência da Cruz: Poética da Conversão.
Os termos-chave compartilhados pelo catolicismo, a fenomenologia e o cinema moderno.
Poética da Conversão (continuação).
Causa final do cinema moderno.

Este curso online é exclusivo para
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