O curso pretende introduzir alguns conceitos da lingüística, a ciência da língua, e sua aplicação na linguagem política moderna.

O século XX foi o século em que a lingüística determinou todo o discurso político, e pavimentando o rumo para a era das ideologias extremas. Apesar de uma ferramente poderosa, a lingüística, como todo instrumento com tanto poder, tem conseqüências terríveis quando mal utilizada. Como apenas especialistas da área conhecem suas aplicações, o curso visa tanto apresentar temas, conceitos e idéias novas, quanto direcioná-las para um uso mais apropriado, tanto no debate público, quanto para um melhor conhecimento da linguagem, usada como um “véu” diante de nossos olhos. Por fim, o mais urgente na atualidade: como trabalhar tais signos e discursos no mundo da guerra de narrativas e informações em rede da internet? Como enfrentar discursos hegemônicos e massificados?

5 aulas

Aula 1

APRESENTAÇÃO

Aula 2

LINGUAGEM E REALIDADE

Aula 3

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Aula 4

SIGNOS POLÍTICOS

Aula 05

INFOWAR E NETWAR

Clique abaixo para ver o resumo de cada aula.

APRESENTAÇÃO

Apresentação de conceitos. A lingüística histórica e a lingüística estrutural. Por que devemos usar a ciência da língua, e não a filosofia da linguagem, para entender o discurso político moderno? Quais são os conceitos-chave usados pela lingüística? O que é signo? Como extraímos significado de um discurso? Qual a diferença entre a filosofia da linguagem e a ciência da língua?
LINGUAGEM E REALIDADE
 
Como a língua determina nossa visão de mundo, e como signos lingüísticos podem manipular nossa visão de mundo? No discurso público-político, como se manipula visões de mundo, noções de realidade e até sentimentos com fins ideológicos? Como signos lingüísticos devem ser trabalhados, em discussões e discursos mais sérios? É possível uma linguagem “pura” e “verdadeira”, livre de erros?
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
 
Com o entendimento proporcionado pela análise do funcionamento de signos lingüísticos, podemos entender como se extrai significado de um discurso, separando rigorosamente o discurso de seu significado, e trabalhando em dois níveis a um só tempo. Como então o nosso discurso deve ser trabalhado e criado para ser capaz de transmitir de fato uma idéia entre os interlocutores, causar comoção, reação e convencimento?
 
SIGNOS POLÍTICOS
 
Por que a metáfora é a figura de linguagem mais utilizada e lembrada? Quais são os riscos da metáfora para o entendimento da realidade? Por que toda a nossa linguagem política é metafórica, e não descritiva ou apelativa? Quais são as armadilhas e riscos e como evitá-los nos discursos políticos? O que são signos políticos, históricos e móveis? Quais as diferenças em sua estrutura e uso dos signos descritivos e mais fixos da realidade?
INFOWAR E NETWAR
 
Dada a arquitetura da língua, da linguagem e do discurso através da ciência da língua, devemos ter uma estratégia um pouco mais clara, racional, estudada e trabalhada de como atuar na era das redes sociais digitais. Se os discursos políticos razoavelmente sensatos já mal sobreviveram à era da mídia de massa, como construir discursos, narrativas e transmitir pensamentos, evitando perdas na comunicação, numa era de mídias fragmentadas?
O CURSO CONTA COM

06 aulas

UM CURSO ONLINE MINISTRADO PELO

PROFESSOR FLAVIO MORGENSTERN

Aulas via streaming na seção Sala de Aula do nosso site.

acesso
vitalício

12x de
R$ 24,30

* Parcelamento em até 12x com juros.

Todos os direitos reservados. INSTITUTO BORBOREMA | CNPJ: 24.272.220/0001-32
Data de Expiração: ---