Sobre

O Instituto Borborema é uma associação cultural sediada em Campina Grande-PB. Fundado em 2015, o IB tem como objetivo principal o resgate da verdadeira educação e da verdadeira cultura. Acreditamos que os grandes problemas brasileiros são consequências diretas da derrocada educacional que assola o país há pelo menos cinco décadas.

A troca do modelo clássico de formação pelas modas “educacionais” de Paulo Freire, Piaget e afins conseguiu emburrecer quase que completamente a nossa população. Não à toa os alunos brasileiros apresentam os piores resultados nos testes internacionais e a cultura nacional resumiu-se ao que há mais de superficial e pueril.

Por acreditar que a mudança real só poderá vir do resgate da verdadeira cultura, não militamos politicamente (a política é apenas reflexo da cultura). Atualmente promovemos palestras, cursos presenciais, cursos online e aulas de formação básica. Essas atividades são abertas ao público e têm como principal objetivo despertar as consciências para a necessidade do verdadeiro estudo e para informar todos aqueles que não desejam ser meras vítimas da situação caótica em que vivemos.

Com essas atividades, conseguimos alcançar milhares de pessoas ao redor do país através das plataformas digitais (YouTube, Facebook e Site) e dos eventos presenciais.

Logomarca - Cores e Símbolo

Nossa logomarca possui como elemento de destaque um antigo peso de balança. O símbolo remete à Revolta de Quebra-Quilos, movimento reivindicatório iniciado na região de Campina Grande em 1874 e que se espalhou por diversas cidades do Nordeste.

O marco que iniciou a justa revolta da população foi o afundamento dos pesos e balanças – alugados forçosamente pelo Governo – no fundo do Açude Velho (primeiro reservatório de água da cidade e hoje um dos principais cartões postais de Campina Grande).

A revolta foi motivada pelo aumento de impostos e a interferência indevida do Estado no trabalho dos comerciantes da Feira de Campina Grande e é comparado por alguns estudiosos ao movimento do Tea Party, ocorrido nos EUA.

As cores do Instituto Borborema são o verde e o dourado, referências diretas às cores da bandeira de Campina Grande.

Diretoria

Mateus Mota Lima

Presidente

Danilo Moreira Mendes

Vice-Presidente

Lucas Salgado

Diretor

Sávio Mota

Diretor