Sobre

O Instituto Borborema é uma associação cultural voltada à formação e à cultura, sediada em Campina Grande, na Paraíba. Ao longo dos últimos seis anos, os atuais membros do IB promoveram ocasionalmente diversas atividades culturais e de formação, a exemplo da reunião de grupos de estudo, realização de palestras e cursos, e a publicação de artigos. Em 2015, resolvemos fundar o Instituto Borborema, com o fim de reunir atividades do gênero sob uma estrutura profissional e simbólica, possibilitando também que tracemos objetivos mais duradouros e amplos.

Logomarca – Cores e Símbolo

Logo_jpg_2Nossa logomarca possui como elemento de destaque um antigo peso de balança. O símbolo remete à Revolta de Quebra-Quilos, movimento reivindicatório iniciado na região de Campina Grande em 1874 e que se espalhou por diversas cidades do Nordeste. O marco que iniciou a justa revolta da população contra o aumento de impostos e a interferência indevida do Estado no trabalho dos comerciantes da Feira de Campina Grande foi o afundamento dos pesos e balanças alugados pelo Governo no fundo do Açude Velho (primeiro reservatório de água da cidade e hoje um dos principais cartões postais de Campina Grande).

As cores do Instituto Borborema são o verde e o dourado, referências diretas às cores da bandeira de Campina Grande.

 

Fundadores

Fundadores e o palestrante do primeiro evento oficial do IB, Flávio Morgenstern. Da esquerda para a direita: Mateus Mota, Pedro Augusto, Antônio Gomes, Danilo Moreira, Flávio Morgenstern, Sávio Mota, Bruno Nascimento e Lucas Salgado.

Fundadores e o palestrante do primeiro evento oficial do IB, Flávio Morgenstern. Da esquerda para a direita: Mateus Mota, Pedro Augusto, Antônio Gomes, Danilo Moreira, Flávio Morgenstern, Sávio Mota, Bruno Nascimento, Caio Perozzo e Lucas Salgado.

Antônio Gomes

Bruno Roberto Nascimento

Caio Bastos Perozzo

Danilo Moreira Mendes

Lucas Guimarães Salgado Silva

Mateus Mota Lima de Oliveira

Pedro Augusto

Sávio Mota Lima de Oliveira

Diretoria – Biênio 2016/2017

Presidente – Mateus Mota Lima

Vice-Presidente – Danilo Moreira Mendes

Diretor Financeiro – Lucas Salgado

Diretor de Comunicação – Sávio Mota

Coordenador do Núcleo de Formação – Caio Perozzo