Sobre

O Instituto Borborema é uma associação cultural voltada à formação e à cultura, sediada em Campina Grande, na Paraíba. Ao longo dos últimos seis anos, os atuais membros do IB promoveram ocasionalmente diversas atividades culturais e de formação, a exemplo da reunião de grupos de estudo, realização de palestras e cursos, e a publicação de artigos. Em 2015, resolvemos fundar o Instituto Borborema, com o fim de reunir atividades do gênero sob uma estrutura profissional e simbólica, possibilitando também que tracemos objetivos mais duradouros e amplos.

Logomarca – Cores e Símbolo

Logo_jpg_2Nossa logomarca possui como elemento de destaque um antigo peso de balança. O símbolo remete à Revolta de Quebra-Quilos, movimento reivindicatório iniciado na região de Campina Grande em 1874 e que se espalhou por diversas cidades do Nordeste. O marco que iniciou a justa revolta da população contra o aumento de impostos e a interferência indevida do Estado no trabalho dos comerciantes da Feira de Campina Grande foi o afundamento dos pesos e balanças alugados pelo Governo no fundo do Açude Velho (primeiro reservatório de água da cidade e hoje um dos principais cartões postais de Campina Grande).

As cores do Instituto Borborema são o verde e o dourado, referências diretas às cores da bandeira de Campina Grande.

 

Fundadores

Fundadores e o palestrante do primeiro evento oficial do IB, Flávio Morgenstern. Da esquerda para a direita: Mateus Mota, Pedro Augusto, Antônio Gomes, Danilo Moreira, Flávio Morgenstern, Sávio Mota, Bruno Nascimento e Lucas Salgado.

Fundadores e o palestrante do primeiro evento oficial do IB, Flávio Morgenstern. Da esquerda para a direita: Mateus Mota, Pedro Augusto, Antônio Gomes, Danilo Moreira, Flávio Morgenstern, Sávio Mota, Bruno Nascimento, Caio Perozzo e Lucas Salgado.

Antônio Gomes

Bruno Roberto Nascimento

Caio Bastos Perozzo

Danilo Moreira Mendes

Lucas Guimarães Salgado Silva

Mateus Mota Lima de Oliveira

Pedro Augusto

Sávio Mota Lima de Oliveira

Diretoria

Presidente – Mateus Mota Lima

Vice-Presidente – Danilo Moreira Mendes

Diretor Financeiro – Lucas Salgado

Diretor de Comunicação – Sávio Mota

Coordenador do Núcleo de Formação – Caio Perozzo