Concerto Didático de Música Sinfônica

A rotina árdua do trabalho, o estudo constante ou qualquer outro estresse do cotidiano moderno podem ter uma pausa para uma noite com música da mais alta qualidade, em um ambiente agradável e com entrada gratuita: o Concerto Didático de Música Sinfônica, promovido pelo Instituto Borborema.

O evento acontecerá no dia 28 de março, às 19:30, no Garden Hotel (Restaurante Tropeiros) e com entrada gratuita. Diferente dos concertos habituais, este contará com explicações históricas e teóricas sobre o repertório, conduzidas pelo professor João Valter Ferreira.

A execução do repertório será realizada por dois grupos locais: a Orquestra de Cordas de Campina Grande (OCCG) e a Camerata de Campina Grande, regidos pelo maestro Luís Passos. Confira abaixo todos os detalhes sobre o evento:

A ORQUESTRA E A CAMERATA

A Orquestra de Cordas de Campina Grande (OCCG) foi criada em 2018, por Luís Passos, atual regente, com o propósito de divulgar o repertório de concerto à população de Campina Grande e do interior da Paraíba. Paralelamente, a orquestra é um lugar de formação de músicos, sendo constituída por estudantes de música, em nível de extensão e graduação.

A Camerata é um conjunto criado por alunos de graduação em música da Universidade Federal de Campina Grande em 2018. O grupo tem apresentando um repertório diversificado, que abrange tanto a música de concerto quanto a popular.

Luís Passos é compositor e regente. Possui doutorado em Música pela Universidade do Texas, em Austin. Leciona Composição Musical nos cursos de graduação em música da Universidade Federal de Campina Grande. Como compositor teve suas obras interpretadas no Brasil, EUA e Portugal. Desde 2018, é o regente e diretor musical da OCCG e da Camerata.

A OCCG e a Camerata farão um repertório constituído por obras européias do período Barroco e Clássico. O público poderá apreciar vários gêneros musicais, tais como o Concerto Grosso, Concerto para solista e orquestra, Árias e Minuetos. Nesta mesma oportunidade, a orquestra interpretará a obra Nebula, de autoria do próprio regente, escrita em 2014.

[fbcomments url = "" width = "100%" count = "of"]