Busque o prazer e fuja da dor

No roteiro de vida moderno, segundo o qual todos devem viver como animais, correndo em direção à satisfação dos seus prazeres, não há espaço para os bens árduos, que muito exigem para que possam ser desfrutados.

um menino correndo através de um borrifo de água

Talvez um dos sintomas mais claros da crise moral, intelectual, espiritual e até civilizacional dos nossos tempos seja a busca cega por soluções rápidas, fáceis e indolores para qualquer problema na vida.

O estilo de vida contemporâneo nos inspira fraqueza e nos induz a desejar o prazer e a satisfação em bens fáceis, efêmeros, e que evaporam com a mesma facilidade com que são obtidos.

Ao mesmo tempo, nos faz temer e odiar tudo o que dói, que é árduo, difícil, mas que, por isso mesmo, é permanente e duradouro.

Ora, se formos analisar a nossa vida por inteiro, quantos bens de que já pudemos gozar verdadeiramente prescindiram de sofrimento para alcançá-los?

Quantas alegrias reais e duradouras obtivemos sem dor, suor e sacrifício?

O transbordamento de alegria na alma após o nascimento de um filho surge genuinamente, se não em razão do assentimento à missão de doação e sacrifício por aquela vida frágil e indefesa?

O êxtase no coração de um marido ao ouvir o “sim” de sua esposa no altar é pleno sem estar acompanhado da disposição total de aceitar tantas dores quantas a vida impuser em seu caminho, de entregar-se até a morte em benefício da sua amada?

(Viktor Frankl, fundador da Logoterapia e sobrevivente de Auschwitz.)

Como disse Viktor Frankl:

“Se há um sentido em tudo na vida, então deve haver um sentido no sofrimento. O sofrimento é uma parte indelével da vida, mesmo que o destino seja a morte.”

Não há vida, ao menos plena, onde não há dor, onde não há sofrimento.

E, como também dizia Frankl:

“Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida”.

Quando temos a consciência de um fim a ser alcançado com a vida, a dor, que é inevitável, se torna um combustível para superar tudo.

Outros Artigos

Outros Artigos

Qual a solução para a Crise na Igreja?

A Igreja está em crise, e as provas que o demonstram são quase incontáveis e estão visíveis a todos que o queiram perceber. Muitos são os caminhos oferecidos, mas poucos os que deveríamos seguir....

Antes de comprar mais livros, encontre um professor

Existe uma ilusão de que uma montanha de livros e a sua leitura incontinente é suficiente para o desenvolvimento da inteligência. Acontece que, mais do que de livros, nós precisamos de um professor....

Sim, você precisa estudar latim

O estudo do latim é talvez o elemento da pedagogia clássica mais negligenciado e o que mais enfrenta descrença no nosso meio cultural. Mas ele é essencial para o desenvolvimento da sua inteligência; e nós explicaremos por quê....

Hollywood: fábrica de sonhos ou de frustrações?

Hollywood foi a responsável por desenvolver uma linguagem cinematográfica com um poder imenso de sedução e fascínio. O que todos ignoram é que aquela que ficou conhecida como grande fábrica de sonhos é, na verdade, uma perversa fábrica de frustrações. __ “No futuro, todos serão mundialmente famosos por quinze minutos.”...

O cinema está morto?

O cinema pode ser uma arte e um instrumento de conhecimento, um meio de descoberta, mas é geralmente utilizado como uma prodigiosa máquina de propaganda e persuasão, que, cativando o espectador com seus poderosos meios de sedução e entretenimento, instala em sua alma uma série de desvios, violando completamente a...

Pai X Professor: O que você precisa fazer a respeito da educação do seu filho?

Vivemos numa sociedade burguesa na qual as pessoas preferem pagar por serviços para que nunca tenham de se preocupar com aquilo. Assim também acontece com a educação dos filhos.  ___ Em um dos nossos textos mais recentes (Qual é a responsabilidade dos pais na educação dos filhos?) refletimos acerca da...

Data de Expiração: ---